UX e UI: entenda e se prepare para as principais tendências
Design Thinking e Canvas: como aplicar no desenvolvimento de projetos?
Aplique mais Design Thinking e Canvas no desenvolvimento de projetos
fevereiro 21, 2019
Scrum Master: quais são suas principais responsabilidades?
Quais são as principais responsabilidades de um Scrum Master?
fevereiro 28, 2019

UX e UI: entenda e se prepare para as principais tendências

UX e UI: entenda e se prepare para as principais tendências

ux e ui

“Este site só trava, será que o meu pagamento deu certo? Não recebi nenhuma notificação de compra pendente ou aprovada!” Em algum momento da sua vida, você já deve ter se deparado com essa frase e muito provavelmente os seus clientes também.
Para começar a falar sobre UX e UI, precisamos resgatar a raiz do problema: você deixa de ganhar dinheiro se não proporcionar uma boa experiência ao seu usuário.
No exemplo dado acima, os usuários provavelmente vão ficar muito insatisfeitos, muitos sequer chegarão na etapa do carrinho e os que conseguiram concluir a compra provavelmente não serão mais clientes por causa da dor de cabeça pela qual passaram.
Para que isso não aconteça com você, escrevemos este artigo que vai ajudá-lo a ficar em dia com a UX e a UI do seu negócio. Confira!

O que é UX e UI?

UX e UI são respectivamente a Experiência do Usuário e a Interface de Usuário.
Nielsen Norman define a UX como algo que engloba todos os aspectos da interação dos usuários finais com a empresa, incluindo os serviços e produtos oferecidos. Ou seja, a UX se preocupa com todos os aspectos que têm importância para o usuário, desde a facilidade de navegação até valores morais, e une estratégias para oferecer a ele experiências que supram as suas demandas.
Por outro lado, quando falamos de UI, estamos nos referindo à ponte que liga a UX, essa experiência que queremos proporcionar, ao usuário de fato. Podemos, ainda, utilizar a definição dada por Jef Raskin, pioneiro da área e revolucionário do design do Macintosh da Apple: é a forma como interagimos com um produto, o que fazemos e como ele responde.

Quais são as tendências de UX e UI?

Agora que você conhece as definições desses conceitos, vamos passar para as principais tendências de UX e UI que vão ajudá-lo a se conectar melhor com os seus clientes.

Design responsivo

Como já dissemos, a UX e a UI se preocupam com toda a interação do usuário com o seu negócio. Um dos grandes fatores para a usabilidade de um site ou aplicativo é a performance web, a velocidade com que os elementos respondem e afetam o carregamento da página.
O design responsivo deixa de ser uma tendência e se torna uma obrigatoriedade para 2019, já que mudanças no Google com o mobile-first punem sites com alto tempo de carregamento das páginas.

Smartwatches

Com a acessibilidade dos smartphones, os relógios tradicionais passaram a ser usados mais como acessórios do que como utilitários de fato. Os smartwatches, por sua vez, adentram o mercado oferecendo um design despojado, um estilo futurista e são compostos por uma série de funcionalidades que um relógio comum ou um smartphone não oferecem.
Ao mesmo tempo, nos deparamos com a ascensão da cultura fitness, o que fez com que funções incorporadas ao smartwatch, como monitoramento de frequência cardíaca, quilômetros percorridos e análise do sono, fossem desejadas pelos usuários como facilitadores de uma vida mais saudável.
A tendência é que o uso de smartwatches aumente ainda mais com a popularização da IOT, a internet das coisas, e que eles sejam mais do que facilitadores. Quem não gostaria de ter um celular que pode ser “vestido” no pulso e conversar com outras tecnologias?
Para estar em dia com os seus usuários, fornecendo experiências diferenciadas e inovadoras no mercado, você deve estar atento a essas tecnologias em ascensão e não deixar que a forma como a jornada do cliente é tratada pela sua empresa se torne obsoleta.

Assistentes virtuais

Cada vez é mais comum ouvir um “Hey, Siri” ou “Okay, Google”. Isso porque as tecnologias de reconhecimento de fala estão avançadas e as demandas corriqueiras podem ser resolvidas através de um “pedido” a assistentes virtuais.
Você já pensou em como seria bom poder atender os seus clientes a qualquer momento sem precisar contratar um operador de telemarketing?
Os usuários estão se acostumando com as ferramentas de comando por voz e respondem bem a ferramentas como os chatbots. Eles operam 24 horas por dia em todos os dias da semana e são capazes de entender o que o usuário quer por meio de uma conversa objetiva e rápida. Ou seja, economia de recursos e aumento da satisfação dos seus clientes.
Mas fique atento: um VUI (Voice User Interface) precisa ser feito com cuidado para não ter o efeito contrário e irritar as pessoas com desentendimentos no reconhecimento de fala.

Gatilhos em animações

Você já recebeu ou leu algum artigo com gifs animados no meio? Percebeu como eles prendem a sua atenção e tornam mais interessante uma página sem graça?
As animações estão sendo cada vez mais utilizadas como gatilhos mentais. Seja para gerar expectativas, dúvidas, enfatizar algo ou simplesmente prender a atenção do usuário.
Objetos animados são utilizados em todos os lugares: na assinatura de e-mails, logos, carregamento de páginas, ícones de perfis, etc. Você pode ver um bom exemplo disso na página inicial do nosso site.

Ações conjuntas

Não só em UX e UI, mas também em todos os outros segmentos que fazem parte da construção da identidade de uma marca a grande tendência para 2019 é a interdisciplinaridade.
Cada vez mais, é necessário entender a realidade das outras áreas para otimizar o tempo e conferir assertividade às estratégias. Não adianta construir o melhor layout para um site se isso pode impactar o SEO negativamente e causar a queda da visibilidade da marca no Google, por exemplo.
Nesta era digital, o imediatismo dos usuários é latente independentemente da geração à qual eles pertençam. Por isso, ou você o cativa ou ele passará adiante para a próxima vitrine virtual mais atraente. A sua empresa precisa estar à frente e trazer elementos modernos memoráveis, já que a escolha dos produtos não é mais guiada apenas por preço ou funcionalidades mas, sim, por todo o conjunto.
A Mooven é uma consultoria de tecnologia focada em trazer para o seu usuário as melhores e mais modernas experiências digitais. Se você quer que os seus clientes passem por uma experiência transformadora, fale conosco agora mesmo!