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Tendências de mercado para o futuro: o que vai mudar no consumo?

Tendências de mercado para o futuro: o que vai mudar no consumo?

tendências de mercado para o futuro

O fato de que a transformação digital causou mudanças drásticas nos negócios e na sociedade não chega a ser uma novidade, não é mesmo? Nesse contexto, uma breve análise sobre as tendências de mercado para o futuro ajuda a entender como ela altera, na prática, o consumo.
Ao longo do texto, você entenderá melhor o impacto causado pelos avanços tecnológicos e o que pode mudar nos próximos anos em relação aos hábitos de compra. Boa leitura!

Os impactos causados pelas novas tecnologias

Big Datainternet das coisas, casas com inteligência própria e por aí vai — as inovações ganham cada vez mais espaço em nossas atividades, seja na trajetória profissional, seja na esfera pessoal. Se a esperteza artificial das máquinas aumenta sua presença em nossos métodos de trabalho e modelos de negócio, por que elas não se fariam presentes na forma de consumir?
A gamificação nos e-commerces, por exemplo, contribuiu para que os usuários se sentissem estimulados a avaliar os produtos e a colaborar com a decisão de compras de outras pessoas.
O que antes era uma opinião individualizada, obtida por meio do tradicional boca a boca, tornou-se uma comunidade sólida, capaz de influenciar uma série de atitudes em pessoas que não necessariamente se conhecem.
Poder fazer uma compra com apenas um clique foi algo viabilizado pela desburocratização do cadastramento e pelo registro descomplicado dos meios de pagamento. Esses, por sua vez, ficaram mais democráticos, graças aos recursos que possibilitaram uma conciliação bancária detalhada, muitas vezes em tempo real, por parte das empresas.
O uso de chatbots também cresceu vertiginosamente. As pequenas janelas de diálogo que aparecem assim que você entra em uma loja online podem ser utilizadas para outras finalidades. Não é à toa que eles estão presentes em organizações gigantescas e em startups. No cenário do comércio online, eles atuam como assistentes que ajudam os consumidores com dúvidas frequentes e afins.
Em poucas palavras, o jeito de consumir na era da informação foi significativamente alterado nos últimos anos. Portanto, é fundamental se preparar para o futuro de acordo com as tendências de mercado. Confira, no próximo tópico, quais são elas!

As principais tendências de mercado para o futuro

Para inspirar insights disruptivos em seu negócio e facilitar o planejamento, listamos alguns tópicos cuja importância tende a aumentar bastante. Veja!

Consumo sustentável

Produtos com embalagens recicláveis ou que geram alguma contrapartida para o meio ambiente vêm ganhando espaço há um tempo entre as preferências dos consumidores. Existem, ainda, aqueles que têm parte de sua constituição formada por itens reciclados ou oriundos de campanhas de reciclagem.
Longe de ser um exagero, a preocupação com a necessidade de poupar recursos naturais é um fator que pode levar os consumidores a preferir determinadas marcas em detrimento de outras. Esse também é um critério para guiar a escolha de fornecedores e parceiros.

Experiência

Por muito tempo, vivenciamos a cultura de posse, isto é, era importante ter um carro, ter um celular da fabricante X, possuir uma roupa de tal coleção etc. Atualmente, porém, é provável que a experiência seja mais valorizada do que essa urgência de ter algo.
Mais do que comprar um produto de qualidade, o consumidor do futuro sentirá a necessidade de vivenciar experiências ligadas ao que foi comprado. Evidentemente, esse processo já se inicia no ato de compra.
Quaisquer iniciativas que facilitam a vida de quem consome, por exemplo, são extremamente bem-vindas. Afinal, poupar tempo pode ser mais imperativo do que economizar dinheiro — dependendo das necessidades e do perfil de seus clientes, é claro!

Diversidade

Como mencionamos, o mundo e a tecnologia mudaram. Ao analisar com profundidade a questão, podemos concluir que essas alterações são consequências das grandes mudanças que aconteceram com as culturas e, por extensão, com as pessoas.
Conforme publicado pela edição online da Época Negócios, de acordo com a WGSN — empresa especializada em previsão de tendências mercadológicas —, as populações mais diversas causarão impactos consideráveis no mercado.
Ainda segundo o levantamento, a chamada Geração M, que é formada por millennials muçulmanos, será um quarto da população mundial até 2050, por exemplo.
Há expectativa de que os gastos desse grupo com viagens e produtos de beleza durante a próxima década aumentem absurdamente. Em pouco tempo, isso reconfigurará o mercado completamente, porque outros hábitos e estilos de vida ficarão em alta.

Intuição e emoções

O uso correto da análise de dados pode fazer a diferença em praticamente qualquer negócio. Contudo, isso não quer dizer que as emoções e a intuição perderão o espaço que sempre tiveram nas escolhas humanas — nas de consumo, principalmente.
Criar um laço afetivo da marca com o cliente é uma das muitas formas de fidelizá-lo. Participar do fomento de campanhas sociais, afirmativas e inclusivas também é um caminho.

Autenticidade

A produção em massa e a demanda crescente colaboraram para que a indústria, o comércio e os serviços ficassem estagnados no quesito inovação e originalidade. Portanto, uma maneira de se alinhar às tendências de mercado do futuro é prezar pela autenticidade existente no que a sua organização vende.

Economia compartilhada

Nos próximos anos, daremos ainda mais valor ao ato de compartilhar. Locais de trabalho, habitação, meios de transporte e assim por diante — tudo isso pode ser dividido com outros consumidores. Entender como a sua empresa pode se adequar a essa realidade é uma via para se antecipar e criar possibilidades nesse campo.

Participação do cliente

Além de um atendimento personalizado e extremamente eficaz, sua organização deve se preparar para receber a participação do cliente em alguns processos. Contar com os feedbacks e avaliações dos consumidores será essencial para construir uma reputação de respeito perante o público-alvo.
É válido lembrar que a visão externa pode sempre contribuir em diferentes âmbitos. Assim, atinge-se a melhoria contínua, tão necessária para atender um consumo muito exigente e qualificado.
Entender as tendências de mercado para o futuro é um jeito de se preparar para as importantes modificações que acontecerão nas próximas décadas. Quanto antes a transformação começar, melhor será para o seu negócio.
Se você gostou do texto, aproveite para também conferir quais são as 8 inovações tecnológicas que estão mudando a sociedade!