Soluções digitais: descubra como acertar na escolha do fornecedor!
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Descubra como acertar na escolha do fornecedor de soluções digitais

soluções digitais

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Não chega a ser um segredo que as inovações tecnológicas avançam cada vez mais. A partir delas, novos desafios aparecem e, consequentemente, outras soluções digitais se fazem necessárias.

Por conta disso, muitas empresas se veem na necessidade de escolher um bom fornecedor a fim de resolver essas questões com o máximo de eficiência. No entanto, como fazer essa escolha? Pensando nisso, desenvolvemos este artigo. Durante a leitura, você entenderá a importância de tomar a decisão correta e quais fatores deve analisar.

Boa leitura!

Qual é importância de escolher um bom fornecedor de soluções digitais?

Quando comparado a outros setores, esse mercado ainda é tratado como novo, já que tem pouco mais de 5 anos de existência. Portanto, levando esse cenário em consideração, contar com um bom fornecedor pode implicar a presença de diferenciais competitivos relevantes do ponto de vista mercadológico. Afinal, são poucas as organizações dispõem das melhores soluções, de fato.

Além disso, sem ter esse apoio, os processos podem ser comprometidos e isso tende a atrapalhar o fluxo de produção e, posteriormente, as entregas realizadas. A qualidade geral, por sua vez, também pode cair drasticamente.

As empresas que estão em busca desse tipo de suporte querem, de variadas formas, evoluir. Se existe uma procura por novos fornecedores de soluções tecnológicas, é provável que as lideranças vejam alguns gargalos que a empresa não consegue ou não pretende resolver com recursos próprios e diretamente.

Uma organização, quando entende que o mercado está em um nível mais avançado do que ela, enxerga a necessidade de fazer uma atualização, de tentar novos métodos, outras maneiras de trabalhar, ferramentas inovadoras e assim por diante.

Não por acaso, atualmente, em boa parte das empresas, sempre existe uma pessoa responsável por inovação. Esses profissionais visam produtos e metodologias capazes de inovar os processos da empresa e, por consequência, melhorá-los. Geralmente, cabe a eles encontrar serviços, consultorias e afins capazes de auxiliar nesse tipo de implementação e enfim transformar os métodos utilizados.

Quais fatores avaliar na hora de escolher o fornecedor ideal?

Agora que você já sabe da enorme importância que esses fornecedores exercem no sucesso de sua empresa, é hora de compreender mais a fundo quais fatores analisar antes de escolhê-los.

Confira, logo abaixo, os principais!

Compatibilidade de objetivos

É essencial que seus futuros parceiros entendam exatamente quais são as necessidades de sua empresa e quais partes delas devem ser resolvidas por eles. Sem estabelecer uma compatibilidade de objetivos clara e direta, é possível que surjam ruídos na comunicação e os resultados esperados não sejam alcançados.

Também é importante lembrar que, nessa área, os serviços podem ser totalmente customizados, ou seja, você pode precisar:

  • da aplicação de uma metodologia;
  • do fornecimento de mão de obra especializada para implementar uma ação;
  • de treinamento para os colaboradores internos;
  • do desenvolvimento de um projeto do início ao fim;
  • de todos esses fatores.

Portanto, é fundamental alinhar corretamente as expectativas e garantir que o fornecimento seja compatível com as demandas apresentadas.

Foco em resultados

Fornecedores e consultorias, idealmente, não impõem nada a quem os contrata. O que fazem é, no máximo, sugerir os caminhos mais adequados e mostrar quais as possibilidades mais viáveis para resolver determinado tipo de problema.

Desse modo, quem fornece precisa se comprometer com os resultados em vez de se apegar a uma ou duas metodologias. Afinal, os objetivos do contratante devem ser atingidos, independentemente das decisões tomadas para se chegar até eles.

Consultores que se valem do método ágil, por exemplo, estão mais focados em resolver as complicações de seus clientes com maior rapidez na entrega. Isso se deve, na maioria dos casos, ao fato de se preocuparem mais com a qualidade final e a funcionalidade do que com um planejamento inicial ou uma ideia fixa.

Experiência da empresa

Assim como em diversas outras situações, a experiência precisa ser colocada como um requisito básico. Antes de concretizar a contratação, o ideal é conhecer com quais segmentos a futura parceira já trabalhou, quais serviços está habituada a prestar, como ela se posiciona no mercado, as especialidades e a trajetória institucional.

Checar esses fatores é um grande passo para não fazer uma má escolha e ter a garantia de que a organização contratada está apta a oferecer soluções reais em vez de trazer novos problemas.

Metodologias utilizadas

Independentemente da resposta que se busca, tente compreender muito bem as metodologias que serão usadas por seus novos fornecedores. A partir dessa noção, há como estimar quanto tempo cada etapa do projeto levará para ser finalizada.

Se você deseja desenvolver um software, por exemplo, dê preferência às empresas que se valem dos métodos ágeis, que prezam pela agilidade em equilíbrio com a qualidade do que é entregue.

Caso precise de um treinamento para a sua equipe, recorra a uma organização que saiba da importância de um ambiente de trabalho colaborativo, formado por pessoas dispostas a aprender e a ensinar de forma orgânica e simultânea.

Habilidades da equipe de trabalho

Se você precisa de especialistas que trabalhem alocados em sua empresa, certifique-se de que eles realmente dominam o conhecimento necessário para realizar as atividades em questão ou para ocupar certos cargos.

Essa verificação é primordial, tendo em vista que carências específicas demandam um conjunto de qualificações e capacidades extremamente particulares, de modo que nem todos os profissionais podem cumprir exigências tão detalhadas.

Opinião de outros clientes

Essa é uma das maneiras mais tradicionais de saber se a qualidade dos serviços se aproxima do que é anunciado ou vendido. Procure, se possível, ouvir a opinião de clientes de setores e/ou portes distintos. A diversificação das impressões ajuda a formar uma perspectiva heterogênea a respeito da empresa. Assim, há um material mais sólido para identificar qual fornecedor ou consultoria pode solucionar as questões apresentadas.

Encontrar a parceria ideal para soluções digitais e tecnológicas pode ser muito difícil. Antes de tudo, é necessário compreender a relevância dessa decisão e fazer análises cautelosas sobre as ofertas do mercado. Feito isso, basta considerar os fatores listados ao longo desse artigo e optar pela melhor saída.

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