Scrum Master: quais são suas principais responsabilidades?
UX e UI: entenda e se prepare para as principais tendências
UX e UI: entenda e se prepare para as principais tendências
fevereiro 26, 2019
Quebra de paradigmas no meio organizacional: é hora de inovar!
Quebra de paradigmas no meio organizacional: é hora de inovar!
março 7, 2019

Quais são as principais responsabilidades de um Scrum Master?

Scrum Master: quais são suas principais responsabilidades?

scrum master

Participar de um ambiente de trabalho colaborativo e aberto à inovação é o objetivo de muitos gestores, concorda? Afinal, o rendimento da equipe está bastante associado a esses fatores. Considerando esse contexto, você sabe do que se trata um Scrum Master?
Pensando na relevância do tema, preparamos este texto. Durante a leitura, você entenderá quais são as principais responsabilidades de quem desempenha esse papel em uma empresa. Aproveite o conteúdo!

Entenda o que é um Scrum Master

Antes de tudo, é fundamental entender que o Scrum Master (SM) é um dos papéis essenciais da metodologia Scrum — um método ágil para desenvolver softwares e projetos —, junto ao time de desenvolvimento (Dev Team) e ao Product Owner (PO).
Ele tenta assegurar que a equipe respeite e siga os valores e as práticas do método em questão. Também protege a equipe, de modo que ela não se comprometa excessivamente e tenha que lidar com uma carga muito acima do planejado.
Resumindo: o SM é um facilitador das tarefas diárias — cabe a ele remover quaisquer obstáculos que sejam apontados pela equipe durante as reuniões recorrentes relacionadas ao projeto.

Saiba quais são as suas principais responsabilidades

Em poucas palavras, pode-se dizer que ele é o responsável por manter a vitalidade do Scrum e a dinâmica do dia a dia — é um especialista tanto na metodologia quanto no método. Ele deve manter a equipe alinhada e engajada, trabalhando como uma liderança que coordena e serve, ao mesmo tempo. O SM precisa apoiar e solucionar os impedimentos que podem aparecer durante o processo. Isso se aplica não só à noção do método, mas também abrange entendimentos gerais.
Imagine que a equipe de desenvolvimento está com algum problema com outra área, que não está entregando uma tarefa — a continuação do projeto depende desse encadeamento de atividades. Nesse caso, é o Scrum Master que fará o intermédio entre as partes e buscará a resolução mais adequada para todos os envolvidos.
Em virtude de suas atribuições, ele permite que a equipe continue focada nas tarefas principais. Assim, todos os membros do projeto podem contribuir com o máximo de eficiência nas responsabilidades para as quais foram originalmente designados. Por consequência, também é esperado que ele blinde os integrantes do projeto de interferências externas que possam causar prejuízos ao desempenho individual e coletivo.
Seus esforços, portanto, são bastante direcionados a proporcionar ganho de performance para o restante do time. Ele faz isso por meio da facilitação nas reuniões e no refinamento de itens para o próximo Sprint, isto é, a etapa seguinte do ciclo de desenvolvimento.

Conheça a importância de um Scrum

Como você viu até aqui, o SM ajuda a equipe a ganhar tempo e reduzir erros, de forma geral. Embora não tenha autoridade suficiente para descontinuar um membro do projeto, ele pode decidir aumentar a frequência dos Sprints feitos a cada semana, por exemplo.
Sendo assim, não é possível compará-lo a um gerente, já que são autoridades exercidas de maneiras distintas. Afinal, no Scrum, não há uma hierarquia estruturada nos moldes tradicionais. 
É possível, sem dúvidas, apontar o SM como um líder, mas isso não quer dizer que ele se assemelhe a um chefe tradicional. Até mesmo porque uma de suas preocupações centrais é servir — e não cobrar. Apesar de não dominar o negócio como um todo — responsabilidade que fica a cargo do Product Owner —, é ele que toma as rédeas do método Scrum utilizado para desenvolver o projeto.
Além disso, o SM participa de todo o processo. Desde o começo, ele vai apoiar a equipe na estruturação e na “quebra” das tarefas, fazendo reuniões de planejamento, retomando o foco da equipe e assim por diante. Ele também deve dar suporte para que o PO obtenha um backlog — a base para se ter uma equipe que funciona. Portanto, o Scrum Master é uma ponte que conecta e dá sustentação aos membros do time.

Fique por dentro das 4 características essenciais de um Scrum Master

Geralmente, a função de Scrum Master é exercida por um gerente de projeto ou um líder que tem domínio técnico sobre questões específicas. Apesar disso, qualquer pessoa da equipe pode atuar nessa posição. Confira, logo abaixo, as características mais importantes para ser um SM de sucesso.

1. Ter certificações

Existem várias certificações relativas ao Scrum e a outros métodos ágeis disponíveis no mercado. Quem deseja se aprofundar na área e ter bons resultados na carreira como SM precisa buscar o desenvolvimento de determinadas competências por meio de certificados reconhecidos.

2. Saber se comunicar

De acordo com o que foi explicado nos outros tópicos, é difícil imaginar alguém que ocupa esse papel em um projeto e não sabe se comunicar muito bem, não é mesmo? Clareza, tato e objetividade na hora de repassar as mensagens e conduzir as reuniões são traços indispensáveis para esse profissional.

3. Proteger e servir

A proteção oferecida pelo SM aplica-se aos outros membros da equipe, afinal, é responsabilidade dele garantir que as pessoas possam exercer seus papéis no desenvolvimento com o máximo de tranquilidade e eficiência.
Paralelamente a isso, a serventia deve ser a principal via de liderança estabelecida pelo Scrum Master. É fundamental saber ouvir as necessidades apresentadas pelo time e se colocar à disposição para lidar com quaisquer obstáculos que aparecerem ao longo do projeto — e, se possível, resolvê-los, é claro!

4. Questionar quando necessário

Mais do que se inteirar a respeito de inovações e trazê-las para o cotidiano, o profissional responsável pelo método Scrum também precisa questionar as outras pessoas do time quando isso se fizer necessário.
É essencial encontrar um equilíbrio entre as capacidades de proteger, servir e questionar. Somente dessa forma é possível exercer uma liderança realmente efetiva, que contribui para o projeto sem estabelecer uma autoridade dominante.
Enfim, o Scrum Master é um papel repleto de responsabilidades. Não à toa, é gigantesca a sua importância em projetos desenvolvidos a partir do Scrum. Com as devidas qualificações pessoais, ele pode ajudar muito a sua empresa a crescer.
Se você gostou do texto e quer receber conteúdos exclusivos em primeira mão, assine a nossa newsletter gratuita!