Resistência à mudança organizacional: quais os principais desafios?
data driven
Data driven: veja como dar mais competitividade ao negócio
fevereiro 5, 2019
Checklist: os 7 grandes pilares de um bom design de interface
Checklist: os 7 grandes pilares de um bom design de interface
fevereiro 7, 2019

Resistência à mudança organizacional: quais os principais desafios?

resistência à mudança organizacional

resistência à mudança organizacional

Você se deparou com um impasse na sua empresa nos últimos tempos e tem que lidar diariamente com a resistência à mudança organizacional? Pode ficar tranquilo, pois não é raro que essa situação aconteça.
O desconforto ocorre porque você percebeu uma possibilidade no ambiente corporativo que pode melhorar o dia a dia e os resultados do negócio. Porém, outras pessoas envolvidas no processo não tiveram o mesmo insight e não conseguem vislumbrar melhorias em um cenário diferente do qual elas estão inseridas.
Para que qualquer tipo de mudança inovadora seja possível, é preciso que alguém dê o primeiro passo. Listamos abaixo alguns desafios que devem ser enfrentados nessa manobra rumo ao sucesso. Confira!

Resistência à mudança organizacional: conquistar a confiança da liderança

Esse é um dos obstáculos mais frequentes nas empresas, capaz de inviabilizar qualquer tipo de mudança. Portanto, é muito importante atentar a ele.
A conquista da confiança dos profissionais que estão em uma posição superior à sua demanda tempo e muito esforço. Então, não economize na apresentação de planos de ações bem estruturados: pesquise sobre o atual cenário em que a empresa se encontra e mostre sua capacidade de realizar a mudança inovadora que está propondo.
Uma boa prática é realizar a leitura da forma como o negócio é gerenciado. Ainda existem empresários muito conservadores, que têm total aversão a toda e qualquer mudança.
Se esse for o caso, o ideal é começar com pequenas alterações de processos para que você não se depare com uma completa resistência à mudança organizacional.

Conseguir o apoio dos colaboradores

Outro desafio muitas vezes encontrado por profissionais que desejam inovar no empreendimento é a conquista do apoio de colaboradores que estão ligados direta e indiretamente ao processo.
Toda mudança gera um tipo de desconforto devido ao medo do desconhecido, certo? Seus colegas de trabalho podem não agir com tanta empolgação quanto você diante das transformações.
Nesse caso, a melhor estratégia é reunir-se com tais profissionais e explicar detalhadamente quais são as ações que você está disposto a realizar para o avanço da empresa. Mostre o quanto eles podem ajudar nesse trabalho.
O apoio dos colaboradores é uma arma muito poderosa para a conquista de um resultado positivo. Afinal, uma vez que um dos profissionais não se colocar à disposição para facilitar a implementação de novas ações, a resistência à mudança organizacional aumenta, podendo até comprometer o processo.

  • resistência à mudança organizacional

Faça com que cada um entenda seu papel no novo ciclo

É muito rara a inovação empresarial que exige apenas a alteração de um ou dois profissionais. Na maioria dos casos, para se obter resultados reais e satisfatórios, é preciso estimular a maioria dos colaboradores, senão todos.
Para tanto, você que está querendo colocar o plano em ação vai precisar fazer cada membro da equipe entender seu papel no novo ciclo e o tamanho de sua importância para o negócio.
Uma das barreiras que você pode encontrar é a falta de vontade do colaborador para fazer algo a mais ou diferente do que já vem executando. Isso exige sair da zona de conforto em que todos provavelmente estão inseridos.
O que pode combater essa indisposição é um plano de incentivo bem definido, que ofereça um retorno também para aquele profissional. Afinal de contas, se a empresa ganha, todos também vão se beneficiar.

Garantir a capacitação dos profissionais

Quando falamos em mudanças inovadoras, automaticamente nos referimos a atingir competências que não estavam sendo exploradas anteriormente. Isso pode acontecer devido à falta de capacitação dos profissionais, à baixa atualização de conhecimentos por parte da equipe e até ao desinteresse em se abrir para as novidades do mercado.
Se você quer alcançar a melhor performance da empresa, vai ser preciso garantir que todos os colaboradores tenham a capacitação adequada para os cargos que competem a eles.
Isso é proporcionado por meio da oferta de cursos de capacitação, palestras de atualização profissional e até workshops com especialistas no assunto de interesse do seu mercado.
Caso você perceba que o esforço dos profissionais já envolvidos na companhia não vai ser suficiente para alcançar o patamar de mudança que está propondo, considere a contratação de um novo colaborador. Ele deve ser especializado na função faltante para que consiga auxiliar e facilitar todo o processo.

Driblar o medo de realizar algo novo

O medo de realizar algo novo é um entrave emocional que pode ser encontrado primeiramente em você e, em um segundo momento, na liderança ou mesmo nos colaboradores — como já mostramos. O desafio é conseguir driblar todos esses receios para executar inovações com maestria.
Caso você fique com medo do passo que estiver prestes a dar em alguma situação, lembre-se de qual foi o real motivo que o levou a estar nessa posição. Se o seu desejo for de continuar no cenário em que a empresa está inserida atualmente, com certeza a vontade de mudar vai falar muito mais alto do que a inércia.
Depois, você vai precisar lidar com o medo de terceiros. Nesse momento, será preciso saber que os problemas emocionais de outras pessoas dependem de muitos fatores, a exemplo da bagagem cultural e das cargas emocionais.
Tenha paciência e converse com cada colaborador de forma individual, levando em conta o que o incomoda mais no processo. Seu papel é o de estimular, orientar e motivar os profissionais.
Esses são alguns dos principais desafios que você pode encontrar no meio do caminho para obter inovações desejadas na empresa. Não deixe que nenhum deles desestimule o seu planejamento ou faça você desistir. Tenha em mente que alguém deve dar início ao processo — e essa função está em suas mãos agora.
Lembre-se: a resistência à mudança organizacional pode ser um inconveniente em um primeiro momento, mas todo o esforço que você fizer vai valer a pena.
Agora que você já começou a se inteirar sobre o assunto, não deixe de conferir nenhum dos nossos conteúdos sobre melhoria de processos, estratégias e soluções customizadas. Assine nossa newsletter e receba os próximos artigos diretamente na sua caixa de e-mail!