A Transformação Digital em Nuvem! Conheça o XaaS e otimize sua TI
metodologia OKR
OKR: o que é, para que serve e sua aplicação na gestão
novembro 8, 2018
Inovação disruptiva: entenda a ligação com a cultura da inovação
Inovação disruptiva: entenda a ligação com a cultura da inovação
janeiro 8, 2019

A Transformação Digital em Nuvem! Conheça o XaaS e otimize sua TI

Imagine um mundo em que qualquer função tecnológica pode ser transformada em um serviço — ou em um pacote deles — para o consumo corporativo, modernizando as empresas e atuando efetivamente na inovação e na redução de gastos.
A nuvem possibilitou que soluções cruciais de TI fossem oferecidas e personalizadas sob demanda. Virtualizar os serviços por meio da computação em nuvem trouxe vários benefícios para as organizações ao atualizar a infraestrutura completa de tecnologia, otimizando softwares e plataformas digitais diversas.
Neste post, vamos entender o que é XaaS e como essa solução digital funciona. Além disso, vamos ver como as operações em cloud e o XaaS possibilitaram toda essa renovação. Confira!

O que é XaaS?

O XaaS (X as a Service, ou Tudo como um Serviço) é um conceito ligado à cloud computing, ou computação em nuvem. Trata-se de uma denominação para serviços de computação com fornecimento online, que oferecem modos mais flexíveis de pagamento e dispensam a aquisição de uma licença.
Funciona assim: vamos supor que queremos reunir, em um único pacote mais atrativo, serviços como o Software como um Serviço (SaaS), Plataforma como um Serviço (PaaS) e Monitoramento como um Serviço (MaaS), entre outros. Combinadas, todas essas estruturas formam um XaaS.
O XaaS é um modelo de negócios otimizado que pressupõe que tudo, desde serviços essenciais de tecnologia até ferramentas de gerenciamento de projetos, possa ser entregue como um pacote robusto de melhorias. As principais características do XaaS são bastante significativas e valem o investimento:

  • alta escalabilidade;
  • fornecimento automatizado e online;
  • opção de try and buy (experimente antes, compre depois);
  • independência de dispositivo, que (em muitos casos) permite aos usuários acessar o software, independentemente do dispositivo que estão usando;
  • acesso a localizações diversas.

Quais são as principais ofertas do XaaS?

A computação em nuvem, inicialmente, contava com três conceitos — SaaS, IaaS e PaaS. Mas o cloud computing evolui rapidamente e, hoje, é possível utilizar os serviços da nuvem para oferecer muitas outras soluções em TI, gerando mais oportunidades de negócio. Vamos conhecer algumas dessas ofertas.

Software como Serviço (SaaS)

Esse tipo de serviço envolve o fornecimento integral de um conjunto de aplicações, por meio de um provedor em cloud computing. O SaaS é a possibilidade que permite aos prestadores oferecerem toda a aplicação e infraestrutura necessária para a utilização de ferramentas de TI. Alguns meios de aplicação de SaaS são:

  • ferramentas de e-mail;
  • softwares para Customer Relationship Manager (CRM);
  • aplicações em contabilidade e recursos humanos.

Monitoramento como Serviço (MaaS)

Essa é uma das diversas modalidades de serviços em nuvem sob o XaaS. Basicamente, é a facilidade oferecida ao cliente da nuvem para gerir vários projetos de forma mais ágil.
O MaaS possibilita a implementação de processos de monitoria para aplicativos e serviços dentro da nuvem. Entre esses processos, estão:

  • gerenciamento de aplicações;
  • gerenciamento de bens;
  • gerenciamento de problemas (Service Desk).

Comunicação como Serviço (CaaS)

Aqui, o serviço oferecido pelo provedor disponibiliza determinados recursos para comunicação e interação em geral. Alguns dos serviços mais utilizados por meio dessa ferramenta são:

  • troca de mensagens via chat;
  • voz sobre IP (VoIP);
  • videoconferência;
  • troca automática de ramais privados (PBX, Private Branch Exchange);
  • ligações via internet.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

É o processo em que provedores tornam acessíveis os recursos computacionais de ferramentas de armazenamento, rede e infraestrutura, de acordo com a demanda específica dos clientes.
Esse serviço possibilita uma oferta personalizada de produtos por meio de uma interface simples — um navegador tradicional de web. Uma opção bastante recorrente de IaaS são as APIs, agrupamentos de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma na internet.

Plataforma como Serviço (PaaS)

É um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que possibilitam o fornecimento de aplicativos simples a sistemas mais complexos habilitados para cloud computing.
Esse serviço é implementado para oferecer suporte a diversos processos de compilação, gerenciamento e implantação. Tal como o IaaS, o PaaS inclui a infraestrutura como rede, armazenamento e servidores, além de:

  • middleware;
  • operações de Business Intelligence (BI);
  • sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Quais são as vantagens do XaaS?

A combinação de computação em nuvem e acesso global à internet de banda larga fornece um ambiente fértil para o crescimento do XaaS e para as empresas que investem no serviço.
Os motivos iniciais para a implementação em empresas estrangeiras variavam muito, englobando questões como segurança da informação e compliance. No entanto, os provedores de serviços expandem cada vez mais as suas ofertas, permitindo que as organizações utilizem a nuvem de forma mais versátil.
Agrupar diversos tipos de ferramentas e processos tecnológicos traz algumas vantagens significativas para as instituições. Vamos conhecer algumas delas.

Menores custos

O XaaS não se concentra apenas na redução dos gastos, mas possibilita também o controle mais eficiente do investimento realizado em tecnologia, principalmente para grandes empresas que querem economizar a longo prazo e alocar recursos em outros investimentos.
O baixo valor geral de contratação com relação à implementação de estrutura local completa permite que as companhias tenham acesso à alta tecnologia e funcionalidades do XaaS, além dos mais novos recursos existentes. Isso aumenta de forma significativa suas vantagens competitivas em relação às concorrentes.
Ao investir na possibilidade de reunir Tudo como um Serviço, os gestores optam por um processo automatizado que possibilita maior produtividade sem custos elevados, com a contratação de muitos profissionais ou múltiplos equipamentos.

Escalabilidade e versatilidade

O cliente do XaaS pode expandir o alcance dessa solução em TI sob demanda específica, de acordo com suas necessidades e perfil. Pode escolher tanto entre o atendimento a questões pontuais ou adaptar os serviços de forma mais agressiva — com o intuito de fazer o negócio crescer com mais velocidade.
O XaaS oferece escalabilidade e flexibilidade para os gestores, aplicando soluções objetivas e personalidade, evitando intervenções genéricas em grande escala.

Manutenção facilitada

O provedor do serviço se responsabiliza pelo suporte e manutenção do XaaS. Os contratantes nem precisam se preocupar com a questão, pois os fornecedores se ocupam de todo o processo.

Como implementar o XaaS?

Para implantar o serviço em uma grande empresa, é necessário procurar a ajuda de consultores especializados para o funcionamento adequado das soluções em nuvem. Afinal, quanto maior a empresa, maior a precaução para manter os processos em pleno funcionamento.
transformação digital é um processo irreversível e tende a agregar mais valor e render mais oportunidades de negócio para as grandes companhias. Para operar em alto nível, é importante que o CIO priorize consultorias de tecnologia que possibilitem uma entrega ágil das soluções em TI.
Como foi possível perceber no post, a computação em nuvem e sua constante evolução são os fatores principais para entender o que é XaaS e seus muitos benefícios. Ao oferecer praticamente qualquer solução tecnológica em um pacote completo, essa ferramenta garante vantagem competitiva e ajuda na criação de uma cultura de inovação permanente para a sua instituição.
Gostou do nosso artigo? Então, deixe um comentário no post com a sua opinião sobre o assunto!