Networking: gere negócios por meio da sua rede de relacionamento
Customer Centric
Veja o que é Customer Centric e como favorece o desenvolvimento UX
julho 3, 2019
Transformação Lean
Os 3 desafios atuais da transformação Lean
julho 17, 2019

Networking: gere negócios por meio da sua rede de relacionamento

Networking

Nos últimos anos, o conceito de networking tem aparecido com cada vez mais frequência entre profissionais de todas as áreas do mercado. Além de uma tendência, a rede de relacionamentos pode ser um diferencial para aqueles que buscam se tornar mais relevantes no meio em que atuam.

Os relacionamentos se iniciam nas expectativas individuais e nos objetivos de vida quando surge a oportunidade de comunicação. As amenidades vão dando lugar às afinidades — e isso pode gerar oportunidades de bons negócios.

E você, já atualizou seu networking hoje? Siga conosco para aprender tudo sobre o tema e perceber como esse pode ser um diferencial na sua carreira.

O que é networking?

Trata-se de um termo usado para fazer referência a uma rede de contatos profissionais ou pessoais. Portanto, networking é a habilidade que um profissional tem de estabelecer uma rede baseada no relacionamento, com o objetivo de que as partes envolvidas colaborem entre si.

Vale lembrar que a propagação da informação na atualidade é infinitamente maior. Esse dinamismo da comunicação amplia as redes de relacionamentos das pessoas, criando um universo de trocas e oportunidades.

Quais são as vantagens de investir em uma rede de relacionamentos?

A primeira vantagem do networking é gerar novas oportunidades. Por meio da sua rede, você pode alcançar parceiros comerciais, investidores, colaboradores, fornecedores e clientes, ou seja, pessoas que podem ter a solução para suas demandas.

Sua rede de contatos é um ótimo indicador para saber qual a sua relevância dentro da área em que você atua e ajudar em sua consolidação como autoridade ou referência em determinado assunto ou setor.

A quantidade de contatos e o nível de relacionamento que estabelece com eles têm relação direta com a posição que sua marca ou você ocupam em determinado nicho do mercado.

No entanto, muito mais do que um simples indicador, seu networking funciona como um meio para que você galgue posições e estabeleça-se como uma referência. Isso contribui para seu sucesso — quanto mais bem consolidada for sua rede de contatos, mais oportunidades você e a empresa terão. E as vantagens são inúmeras, como:

  • ampliar o mercado;
  • tornar-se cada vez mais influente;
  • conseguir investimentos em projetos;
  • agregar experiência;
  • criar um intercâmbio de informações, habilidades e competências.

Como consolidar um networking de sucesso?

Até aqui, você aprendeu o que é o networking e quais são seus benefícios, mas agora vamos abordar um ponto crucial: como fazer com que uma rede de relacionamentos funcione?

Mais do que uma lista de contatos (ou uma lista de e-mails), é preciso entender que estamos falando de uma rede de relacionamentos que demanda certo cuidado para o alcance de resultados. Um exercício que você pode fazer na hora de montar a sua é responder às três perguntas abaixo.

Quais são seus objetivos?

Ter em mente até onde você quer chegar vai fornecer um ponto de partida claro e objetivo. Execute um projeto, abra mercado, busque por parceiros comerciais sempre traçando um foco principal e você verá como é mais fácil alcançar pessoas que possam contribuir para o alcance de sua meta.

Quem pode ajudar você a alcançá-los?

Uma vez que os objetivos estão traçados, automaticamente surgirão em sua mente pessoas para começar a compor sua rede de relacionamentos. Uma dica é começar por quem está ou esteve ao seu redor e fez a diferença em sua formação: professores e amigos de escola ou de trabalho.

A rede começará a se expandir quase naturalmente quando você passar a ser mais conhecido e ter contato com um número maior de pessoas. É preciso valer-se das afinidades para canalizar e potencializar melhorias para sua vida pessoal e profissional.

Como ampliar a rede de contatos?

Primeiramente, seja acessível. O processo de conhecer novos contatos e tornar-se conhecido pode ocorrer de várias maneiras — e uma delas é a partir de sites, blogs ou até redes sociais, como LinkedIn e Facebook.

Essas plataformas digitais são de fácil acesso e baixo custo. Elas também contam com diversas ferramentas que ajudarão você (ou sua marca) a mostrar o que tem a oferecer e o que está buscando.

Outra sugestão é participar de eventos. Para estabelecer relações e criar novos contatos, nada como frequentar palestras, seminários, feiras e fóruns. Tais ocasiões são essenciais para quem busca se estabelecer como referência em um determinado ramo ou simplesmente montar uma rede de relacionamentos bem consolidada.

Com sua rede de relacionamentos, você certamente terá mais acesso a eventos e acontecimentos. Assim, seu currículo ficará mais rico e haverá mais oportunidades de multiplicar o conhecimento na empresa, entre sua equipe.

O esforço deve ser contínuo?

Tão importante quanto o networking em si é garantir que sua rede de contatos funcione bem e atenda a cada parceiro, investidor ou cliente na área em que for apropriada. Uma boa dica para ajudar nessa organização é criar categorias específicas de acordo com cada grupo, como fornecedores, clientes e colaboradores.

Mantenha os dados dessas pessoas sempre atualizados, tenha disponibilidade e preserve um bom relacionamento com sua rede, pois tais pontos serão cruciais para manter seu perfil ativo e atraente. Seja ágil e astuto se quiser estar sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Networking é relacionamento e reciprocidade?

O networking é uma oportunidade para que pessoas com interesses em comum trabalhem juntas, num mesmo foco, para o benefício de todas as partes. Tão importante quanto um networking bem-feito é que você (ou sua empresa) tenha algo a oferecer.

Há sempre alguma coisa interessante acontecendo no mundo — e a virtualidade trata de fluir com a informação em uma velocidade assustadora. Então, assuntos que desenvolvam seu conhecimento técnico e outras competências, além de permitirem um planejamento de inovação, vão ajudá-lo a se estabelecer, abrindo portas para as várias oportunidades já citadas.

Ficou bastante claro o quanto a rede de relacionamentos auxilia em seu crescimento, colaborando para a ampliação do seu conhecimento e sua preparação para alçar novos voos profissionais ou pessoais, não é mesmo?

Busque, então, identificar os melhores caminhos e os maiores agregadores para seu aproveitamento. Mas não deixe de valorizar, respeitar e, acima de tudo, relacionar-se com aquelas pessoas que podem cooperar com suas conquistas.

Agora que você já sabe o quanto a rede de relacionamentos é importante para sua carreira, que tal começar a colocar em prática o que aprendeu neste artigo? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e comece a fazer seu próprio networking agora mesmo!