Inteligência artificial: Como aplicá-la no mundo corporativo?
startups no brasil
O que o crescimento de startups no Brasil ensina sobre inovação?
junho 4, 2018

Como a inteligência artificial é aplicada no mundo corporativo?

inteligência artificial

inteligência artificial

No Brasil, o uso da inteligência artificial (IA) já é realidade. Grandes empresas usam a tecnologia para otimizar os seus negócios, aumentando a produtividade. Não são apenas as companhias que utilizam a IA: ela está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas comuns, facilitando e agilizando atividades do dia a dia.

Fique tranquilo, pois as máquinas ainda não assumiram o controle. No entanto, elas estão se infiltrando aos poucos nas nossas vidas, afetando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

Para muita gente, inteligência artificial ainda é ficção científica. A verdade é que os smartphones, os veículos, as empresas e até mesmo as nossas casas já contêm a tecnologia que gera economia de tempo e, em muitos casos, de dinheiro.

Quer saber mais sobre o tema e entender como a inteligência artificial pode ser aplicada no mundo corporativo? Então continue a leitura deste post e perceba como as empresas podem ser mais eficientes e competitivas com o uso da tecnologia!

O que é inteligência artificial

A inteligência artificial cria máquinas inteligentes, capazes de aprender a pensar e a agir como seres humanos. Por isso, é uma área da informática fundamental para o setor de tecnologia.

A ideia é que softwares realizem tarefas e serviços no lugar das pessoas. Há programação específica para alguns traços como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem e planejamento.
Um dos principais objetivos da IA é facilitar a vida cotidiana, auxiliar em pesquisas científicas e modernizar indústrias.

A inteligência artificial no dia a dia

Se você tem um iPhone, provavelmente conhece bem a Siri, assistente virtual da Apple que utiliza inteligência artificial para atender às demandas dos usuários.

Outro ótimo exemplo de uso da IA é o Google, que por meio do Google Translate, traduz textos de cardápios, rótulos e placas capturados pela câmera do celular. Já o YouTube consegue transcrever áudios e gerar legendas para vídeos em até 10 idiomas.

A Netflix e o Spotify, serviços de streaming de vídeos e áudios, respectivamente, também usam a tecnologia para compreender as preferências dos usuários e recomendar filmes e músicas. Na ciência médica, a IA auxilia no avanço de estudos para combater o câncer.
Vários bancos também estão investindo em inteligência artificial, sobretudo para o relacionamento com o cliente. No Bradesco, por exemplo, é possível buscar informações de produtos e serviços por chat ou reconhecimento de voz.

O sistema deles aprendeu a responder a milhões de perguntas, com mais de 90% de precisão nas respostas, e se tornou um dos maiores cases de sucesso na área.

Essas funcionalidades são baseadas na experiência do usuário, no reconhecimento de sua localização e na capacidade de acessar informações como condições meteorológicas ou de tráfego, notícias, preços das ações e agendas, entre outras.

A inteligência artificial no mundo corporativo

A IA vem mudando a maneira de se fazer negócios. Muitas aplicações de inteligência artificial são usadas em segmentos variados do mercado, como indústria, saúde e varejo, em setores que vão da contabilidade ao ambulatório, passando pelo jurídico.

O fato é que a IA otimiza processos, fazendo com que seja realizado em segundos o que antes levava horas.

Qual companhia não quer reduzir custos e focar a energia dos funcionários em atividades mais importantes, que gerem mais retorno à empresa? A inteligência artificial pode fornecer assistência virtual, gerar insights e analisar altos volumes de dados, permitindo que gestores e empresários se concentrem no crescimento dos negócios.
Várias companhias estão trabalhando duro para acompanhar a evolução tecnológica. Uma aplicação da IA considerada simples são os chamados chatbots.

Em 2016, o Facebook disponibilizou ferramentas para as empresas que quisessem criar “robôs que conversam” no Messenger, para que qualquer usuário do Facebook fosse capaz de efetuar compras diretamente da sua rede social.

Embora esses chatbots ainda tenham muito o que evoluir, é inegável que eles já beneficiam o mercado tecnológico e representam um enorme avanço, inclusive sobre os aplicativos tradicionais.

Os benefícios da inteligência artificial

No setor corporativo, a inteligência artificial propicia muitas vantagens:

  • economia de tempo dos funcionários;
  • diminuição da ocorrência de erros;
  • otimização dos processos;
  • aumento da produtividade;
  • execução de tarefas perigosas ou repetitivas.

Por falta de informação, várias empresas consideram a inteligência artificial inacessível, pois requer esforço e energia em processos de base, mas essa ideia está equivocada. Empresas com cultura inovadora já investem em inteligência artificial continuamente e atingem ótimos resultados no aprimoramento de seus processos.

Empresas menos arrojadas caminham para alcançar os benefícios da IA, mas existe muito desencontro de informação em torno desse assunto nas companhias mais tradicionais, e para resolver essa questão o melhor é buscar conhecimento.

A verdade é que a inteligência artificial vem sendo implantada para ajudar a reduzir gastos operacionais, oferecer benefícios em eficiência e aprimorar experiências com clientes e usuários.

Como se preparar para usar a IA

Você gostaria de usar a inteligência artificial na sua empresa mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, pois a preparação é simples — mas exige planejamento.

É importante que a companhia tenha uma visão estratégica e passe a integrar soluções de inteligência artificial aos processos mais centrais, buscando sua otimização e a melhoria do ambiente de trabalho.

Separamos alguns passos para que a sua empresa possa contar com as oportunidades geradas pela IA. Confira:

  • identifique os casos de uso com potencial de utilização de IA e estabeleça um roadmap de adoção focado no valor para o negócio;
  • avalie as tecnologias disponíveis e escolha as que mais se adaptam às necessidades da empresa;
  • escolha o parceiro correto para ajudá-lo nessa jornada;
  • execute as entregas de forma rápida, contínua e incremental para garantir o retorno sobre o investimento.

A relação entre a IA e os negócios

Gestores e empresários experientes reconhecem o papel da tecnologia na melhoria de processos e no aumento da competitividade. Com a inteligência artificial, essa importância se intensificou, pois a IA permite uma atuação mais estratégica, solucionando problemas de forma ágil e precisa.

Apesar da adoção de novos sistemas e tecnologias imporem desafios às empresas, a IA precisa ser encarada como um investimento estratégico e que trará retorno ao negócio. Soluções baseadas em IA podem tornar o ambiente corporativo mais eficiente, gerando e um impacto significativo nos índices de vendas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a inteligência artificial e como aplicá-la no mundo corporativo? Então acompanhe nosso blog e siga a Mooven nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook e no LinkedIn!