Inovações tecnológicas: veja 8 que estão mudando os negócios e a sociedade!
motivação e liderança
Liderança e motivação: qual é o papel do gestor perante à equipe?
julho 20, 2018
cultura de inovação
É hora de tornar a cultura da inovação parte do DNA da sua empresa!
julho 27, 2018

8 inovações tecnológicas que estão mudando os negócios e a sociedade

inovações tecnológicas

inovações tecnológicas

Para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido e dinâmico é preciso buscar soluções que acompanhem as inovações tecnológicas. A transformação digital surge para provocar mudanças nos padrões de negócios. Nesse cenário, é importante permanecer em constante processo de inovação.

As empresas vêm buscando soluções inovadoras e de transformação ágil para terem um diferencial competitivo mais poderoso. Assim, a tecnologia permite entregar produtos e serviços com mais agilidade, qualidade e que geram uma melhor experiência do consumidor.

Pensando nisso, preparamos este artigo para contextualizá-lo sobre as capacidades tecnológicas que estão impactando o mundo dos negócios e a sociedade. Você e sua empresa não podem ficar de fora, confira!

1. Big Data

O Big Data refere-se aos conjuntos de dados caracterizados por grandes volumes e variedades de informações. Eles são gerados em alta velocidade e podem ser acessados ao mesmo tempo em que se originam.

Sob o ponto de vista empresarial, a grande oportunidade para as corporações é a chance de extrair efetivas possibilidades de negócios a partir desses dados. Algumas ferramentas de análise permitem definir e implementar estratégias para reduzir custos operacionais, conhecer e fidelizar seus clientes e melhorar seus produtos.

2. Internet das Coisas

A Internet das Coisas permite que objetos do cotidiano, como smartphones e smartwatches, estejam conectados à internet e entre si. Dessa forma, esses aparelhos estão coletando informações continuamente, conectando-se com outros dispositivos e compartilhando esses dados — tudo sem necessitar da intervenção humana.

A conexão entre máquinas e ferramentas permite um novo alcance de aplicações para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência. A tecnologia visa aprimorar desde o setor de transportes ao de assistência médica. Os produtos e serviços, em geral, tendem a se tornar mais inteligentes e seguros, por meio da conexão, da coleta de dados e da obtenção de informações.

3. Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual é uma tecnologia de interação que engana os sentidos humanos e promove uma imersão completa em um ambiente virtual simulado. Os efeitos podem ser sonoros, visuais e táteis.

Todos os elementos são gerados a partir de um sistema computadorizado. Suas aplicações são diversas, como para o setor de entretenimento, jogos, treinamentos empresariais, visitas virtuais, entre muitas outras opções.
A realidade aumentada, por sua vez, cria a ilusão de que objetos e elementos virtuais fazem parte da realidade. Dessa forma, o modo como nos conectamos ao mundo ao nosso redor torna-se mais interativo.
Novamente, as possibilidades de aplicações são imensas. A realidade aumentada gera avanços desde a área de jogos virtuais até a área de marketing — com a possibilidade de criar imagens realistas de produtos em 3D.

4. Automação de processos e funcionalidades

Conforme as máquinas vão se tornando mais inteligentes, mais conseguem fazer por nós. Isso significa ainda mais decisões, funções, processos e sistemas que podem ser automatizados e orientados por algoritmos ou robôs.

Com isso, diversos setores das indústrias e empregos sofrem os impactos da automação. Em um primeiro momento, as máquinas substituem as funções consideradas maçantes, perigosas e caras. Isso significa que os humanos não serão mais exigidos em trabalhos que podem ser feitos mais rapidamente por robôs.

Nos próximos anos, estima-se que 63% das vagas de trabalho do mundo estão ameaçadas pela automatização dos processos e funcionalidades. Nenhuma ocupação ou indústria está imune à robotização.

5. Blockchain

Essa tecnologia se baseia na descentralização como medida de segurança — ou seja, sem a necessidade de um servidor central. A solução é prática para os problemas de armazenamento, proteção e autenticação dos dados.

Embora não seja totalmente imune aos hackers, o blockchain simboliza um enorme avanço em relação às tecnologias atuais de segurança de dados. Ao contrário de um banco de informações centralizado, não há um único ponto de falha.

Muitos serviços podem aproveitar essa tecnologia, que é uma das principais inovações tecnológicas para o setor financeiro. O objetivo é diminuir os custos com a infraestrutura que garante a confiança do sistema bancário. Dessa forma, é possível garantir a circulação de dinheiro de um local para outro sem a ocorrência de fraudes.

6. Gamificação

A gamificação promove a interação entre empresas e pessoas com base em estímulos que engajam o público de forma lúdica e instigam a cooperação e a competitividade. Existem diversas situações que a gamificação pode ser usada no corporativismo, como:

  • otimização das vendas, criando um sistema lúdico que acompanha os objetivos da empresa e beneficia aqueles que conseguirem atingi-los;
  • programas de fidelização, oferecendo recompensas a partir de serviços ou produtos já adquiridos pelos clientes e incentivando o consumo;
  • lançamento de produtos, com jogos simples e práticos que anunciam conceitos e novidades;
  • treinamentos internos, aprimorando o trabalho dos colaboradores e concedendo uma capacitação mais dinâmica e didática.

7. Chatbots

O chatbot tem sido uma das tecnologias mais divulgadas no mundo. Baseado em inteligência artificial, os robôs funcionam como assistentes virtuais e podem auxiliar os usuários a enfrentar situações que vão desde fazer um pedido a entender o funcionamento de determinado produto.

Essa inovação atinge desde as empresas de grande porte até as pequenas startups. Existem diversas aplicações para os chatbots, como na fidelização de clientes e na resolução de problemas de forma ágil, simples e interativa.

8. Impressão 3D

A impressão 3D está relacionada ao aumento da automação. Ela já afeta muitas indústrias de forma positiva. A manufatura, por exemplo, sai da forma tradicional — com peças sendo cortadas — para a chamada aditiva, com o objeto sendo criado pela sobreposição de camadas de materiais.

A impressão 3D permite a criação de formas muito mais complexas do que a manufatura tradicional pode criar, e com a vantagem de usar menos material. Ela também possibilita uma maior customização dos produtos, sem a necessidade de se preocupar com economias em escala de produção.

Todas as tecnologias e inovações citadas podem ser usadas de forma a melhorar a experiência dos clientes com a empresa. Além disso, a busca constante pela eficiência e pela qualidade dos serviços mostra como é importante inovar para se sobressair e se manter relevante diante das transformações do mercado.

Quer saber mais? Então, não deixe de conferir como a inteligência artificial é aplicada no mundo corporativo e outras publicações como esta no blog da Mooven Consulting.