A importância do design para materializar as ideias no seu negócio
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A importância do design de serviço para materializar as ideias no seu negócio

A importância do design para materializar as ideias no seu negócio

importância do design

Em um mercado cada vez mais repleto de inovações, a importância do design de serviço para as empresas só tende a crescer. No entanto, de quais formas ele pode ajudar? Como ele pode ser útil para materializar as ideias no seu negócio?

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Durante a leitura, você descobrirá qual é a função do design em uma empresa e como ele impacta a relação com os consumidores. Para saber mais a respeito do tema, continue lendo o texto até o fim!

O que é design?

Antes de mergulhar nas palavras, olhe bem para tudo que está à sua volta. Seu celular, as construções pelas quais você passa e a cadeira sobre a qual você senta são atingidos pelo design, assim como todas as embalagens dentro de um supermercado.

Para o dicionário Aulete Digital, ele nada mais é do que “a concepção física, formal e funcional de um produto”. Isto é, trata-se de algo capaz de modelar um objeto concreto ou abstrato, tanto por dentro quanto por fora.

Na prática, podemos dizer que a sua utilização é uma aplicação direta da criatividade e suas respectivas técnicas. Dentro do mundo corporativo, organizações que vivenciam a cultura da inovação dialogam constantemente com o design de serviço.

Qual a importância do design para a empresa?

Quando você vai comprar água, por exemplo, se depara com uma infinidade de opções. Elas variam de acordo com:

  • marca;
  • preço;
  • quantidades e medidas;
  • embalagens;
  • características do produto (com gás, sem gás etc.);
  • entre outros aspectos.

Apesar de serem muitos fatores, qual deles atrai seus olhos em primeiro lugar? Provavelmente, são os rótulos, tamanhos, cores e formas presentes nas embalagens, já que eles são visualmente apelativos e podem fazer diferentes associações — uma garrafa parece ser esportiva, a outra, mais refinada, e assim por diante. 

O design tem o poder de montar a identidade visual de um produto perante os consumidores. Em alinhamento ao marketing, ele pode conceber uma campanha, linguagem ou conceito. Por consequência, isso pode originar uma série de diferenciais competitivos.

Qual a função do design em um negócio?

Tanto o posicionamento de uma marca quanto o de um negócio como um todo estão relacionados a um design. Como uma empresa se mostra ao público e como ela vende seus produtos são pontos profundamente associados.

O design de um produto não impacta somente a sua embalagem, mas também o produto em si e, em última instância, para quem ele é vendido.

Quem produz alimentos saudáveis precisa pensar em algo que se distancie das embalagens e comerciais carregados de cores e estímulos de um fast food, por exemplo.

Isso porque a identidade da marca depende dos produtos que ela vende e de como eles são comercializados. Quem confia na procedência de uma salada produzida por quem fez sua fama vendendo sanduíches gordurosos?

De que maneira o design impacta na relação entre empresa e consumidor?

Quando um formato, modelo, cor ou embalagem são escolhidos, uma empresa praticamente escolhe para quais pessoas ela deseja vender determinado produto. É o famoso público-alvo, também chamado de target ou buyer persona em outros cenários.

Sendo assim, é a partir da união entre marketing e design que começa o primeiro diálogo entre uma marca e o seu potencial consumidor. Ela define se a empresa visará a um público específico ou se os produtos funcionarão como convites para diferentes tipos de cliente.

Resumindo: o produto pode ser ajustado ao mercado, ao mesmo tempo que o mercado pode demandar por um produto com um conjunto único de características, que ainda não está disponível.

Voltemos ao exemplo das garrafas de água mineral. Nesse campo, existem inúmeros produtos que remetem à saúde, ao esporte e ao verão. Contudo, há uma mínima porção de opções voltadas ao consumo de água em jantares intimistas ou festas de luxo – é o design, junto ao marketing, que fará a comunicação entre marca e consumidor.

Por que contratar um especialista em design para a empresa?

Esse profissional reúne os conhecimentos necessários para ser uma liderança na concepção dos produtos da empresa. Ele, junto ao departamento de comunicação, pode encontrar uma necessidade em um nicho de mercado e explorá-la a partir de um novo conceito ou campanha.

Mais do que colaborar com a parte criativa e conceitual, ele pode ajudar na própria formulação do que é o produto, seja por meio da detecção de carências realizada pelo marketing, seja por pesquisas.

Uma empresa de menor porte pode ter várias dificuldades ao concorrer com as gigantes caso não considere essas questões estrategicamente. Afinal, além de não ter a mesma reputação diante do público consumidor, ela está oferecendo mais do mesmo, sem atender a uma demanda proposta pelo mercado.

Quais as soluções da Mooven com relação ao design?

A Mooven é uma empresa de consultoria em transformação ágil, design e garagem de software. Seu principal traço é ser especializada na entrega de estratégias e soluções digitais por meio do Método Ágil.

O design de produtos, bem como a inteligência de mercado, fazem parte dos diversos processos inseridos nos serviços que a empresa presta.

Como consultoria, a Mooven ouve, observa, compila e apresenta possíveis resoluções e alterações nos processos de seus clientes. O propósito é aprimorar aquilo que pode ser melhorado e encontrar novas saídas, sempre levando a qualidade final da entrega em consideração.

Em linhas gerais, para atender seus parceiros com excelência, a Mooven se propõe a compreender a fundo os elementos em questão. Por mais que não seja uma consultoria de publicidade propriamente dita, ela parte do entendimento e da criação que desaguam no design final de um produto ou serviço.

Suas principais técnicas nesse tipo de serviço são o Design Thinking e a prototipação, essenciais para minimizar os erros durante o processo e assim chegar ao resultado esperado. De forma colaborativa, ela permite que seus clientes detalhem, qualifiquem, visualizem e testem rapidamente suas ideias de negócio.

Enfim, a importância do design para empresas vai muito além do campo mercadológico – ela atinge diversas vertentes, inclusive a própria identidade de uma marca e o que ela se propõe a vender.

Se você quer materializar as suas ideias e encontrar as melhores soluções, fale conosco – a Mooven pode dar forma à sua inovação!