Ferramentas de Agile: 5 ótimas opções que você deve conhecer e usar
segurança de dados
Segurança de dados: a sua empresa está protegida?
abril 11, 2019
Lean Thinking: saiba como utilizar o conceito de Lean Coaching
abril 13, 2019

5 ótimas ferramentas de Agile que você deve conhecer e usar

ferramentas de agile

O desenvolvimento ágil de softwares é a saída que muitas empresas encontram para dar prosseguimento aos seus projetos. Afinal, eles são abertos às mudanças e podem otimizar completamente uma série de processos.

Nesse contexto, conhecer as melhores metodologias e ferramentas de Agile é fundamental para alcançar os resultados esperados. Por conta da relevância que esse tema tem para muitas organizações, elaboramos este artigo.

Ao longo do texto, mostraremos quais são os caminhos mais indicados para aplicá-las em suas estratégias. Acompanhe até o fim para saber mais e aproveite o conteúdo!

Quais são as diferenças entre metodologias e ferramentas de Agile?

Antes de tudo, é preciso conceituar o Agile, também conhecido no Brasil como método ágil. Em poucas palavras, ele nada mais é do que é uma forma de agir e pensar na gestão de uma companhia ou de um projeto.

Desde os primeiros anos do século 21 já existem ações estratégicas desse tipo de serviço, que se vale da aplicação de diversas técnicas para mensurar os resultados, agilizar a comunicação entre os envolvidos e fazer entregas de valor para os clientes.

Dito isso, quando se fala em ferramenta de Agile, é necessário tomar alguns cuidados. Isso porque há uma diferenciação entre o que é ferramenta tecnológica, de produto, e o que são técnicas. Scrum e Kanban são metodologias, por exemplo. Portanto, é necessário entender se o objetivo é contar com determinados instrumentos de trabalho, visando à agilidade, ou se a busca é por ferramentas tecnológicas, ou seja, produtos que suportam ou conseguem gerir essas metodologias.

Muitas vezes, para realizar um projeto de forma específica, utiliza-se uma ferramenta com o intuito de registrar e/ou monitorar as informações ligadas a ele. Assim, é viável criar um ciclo de vida para elas: para imputar um dado que vai entrar em uma área e precisa chegar a outra, um mecanismo é utilizado.

Como escolher a melhor metodologia?

Metodologias como Lean, XP, FDD, Kanbam, Scrum e SAFe incorporam o mundo do Agile, pois consistem em técnicas de priorização e podem ser especificamente direcionadas para o desenvolvimento de projetos e produtos. As três últimas citadas são, sobretudo, um modelo de trabalho, pois além do método aplicado ao dia a dia — sobre como desenvolver algo —, implicam reuniões de trabalho preestabelecidas, guiadas por uma periodicidade.

Para exemplificar, o Scrum tem uma cadência que se chama daily: são promovidos encontros diários para discutir o que foi realizado no dia anterior, bem como definir os próximos passos. A partir disso, metas e seus respectivos prazos são delimitados. Dentro desse tempo, há a quantidade de horas empenhadas em cada um dos trabalhos, o que permite mensurar a capacidade de entrega da equipe.

O Kanban, por sua vez, pode ser utilizado em qualquer modelo de trabalho. Neles, todos sabem o que deve ser feito, mas não é estabelecido um compromisso de tempo com as entregas. Porém, existe um controle das fases: conhecimento, desenvolvimento, testes e assim por diante. Sendo assim, o esforço e a cobrança também estão presentes, mas sem um prazo fechado.

A metodologia Lean, embora não seja um método de trabalho propriamente dito, reúne técnicas úteis para “enxugar” o excesso de gestão e eliminar desperdícios — de tempo, de recursos financeiros e materiais, de mão de obra etc. Criada pela Toyota, ela tinha o objetivo inicial de produzir carros com a mesma qualidade com maior rapidez

A escolha da metodologia ideal é definida pelo negócio em questão. Se a empresa trabalha com varejo, por exemplo, deve-se pensar no que faz mais sentido para ela em relação à organização, à estrutura dos times e ao modelo de trabalho.

Uma metodologia pode ser mais aderente do que a outra, dependendo do ramo de atividade do negócio e de como ele é estruturado — precisão dessa escolha é essencial. Desse modo, é extremamente vantajoso ter o suporte contínuo de uma consultoria de tecnologia e inovação habituada a trabalhar com métodos ágeis.

Quais são as melhores ferramentas de Agile?

Veja, a seguir, 5 ferramentas de Agile que podem ser bastante úteis na rotina de trabalho com as metodologias mencionadas no tópico anterior.

1. Trello

A popularidade do Trello tem dois grandes motivos: é flexível e fácil de usar. Na prática, ele é uma automatização do quadro de Kanban. Com ele, criar listas e checklists é uma tarefa simples, além de ser gratuito e pensado para atividades em equipe.

2. ScrumHalf

O ScrumHalf foi produzido a partir de boas noções a respeito do framework. Seus quadros virtuais facilitam bastante o trabalho coletivo, incentivando a colaboração entre os membros do projeto.

3. Pango Scrum

No Pango Scrum, você pode fazer o gerenciamento do product backlog, planejar os sprints e monitorar o progresso. Ele também oferece um calendário de eventos, o que é bem útil para acompanhar o cumprimento de metas e próximas reuniões.

4. Scrumwize

O Scrumwize é uma das ferramentas tidas como referência pelo mercado e por muitos Scrum Masters ao redor do mundo. Ela reúne todas as funcionalidades básicas para o desenvolvimento do método Scrum. O visual bem intuitivo é uma vantagem.

5. Jira Software

O Jira apresenta os recursos mais necessários para gerenciar um time em projetos ágeis. Na verdade, ele pode ser encarado mais como um conjunto de ferramentas e plugins.

Como implementar o desenvolvimento ágil?

Mais do que conhecer as metodologias e os acessórios de trabalho do Agile, também é importante cuidar da implementação desses métodos. Muitas pessoas acreditam que eles são feitos especificamente para TI, mas podem ser definidos para a organização inteira — RH, financeiro e de vários outros departamentos. Ele é expansível, pois é um modelo de como trabalhar.

Por isso, é imprescindível ter um apoio profissional à disposição para escolher a metodologia mais adequada à sua empresa. A Mooven é uma consultoria capaz de entender a complexidade de cada negócio em sua essência, além de trabalhar com as melhores ferramentas de Agile do mercado.

Se você gostou do texto e quer saber mais sobre o tema, aproveite para conhecer mais sobre o método ágil e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer e oferecer uma consultoria transformação ágil.