Consultoria de tecnologia: Afinal, o que posso esperar de uma?
método ágil
Método ágil: o que é e quais são os seus princípios?
junho 27, 2018
motivação e liderança
Liderança e motivação: qual é o papel do gestor perante à equipe?
julho 20, 2018

Afinal, o que posso esperar de uma consultoria de tecnologia?

consultoria de tecnologia

consultoria de tecnologia

A revolução digital é um tema cada vez mais discutido no mundo corporativo. Nesse contexto, uma consultoria de tecnologia pode contribuir de muitas maneiras, criando soluções para diferentes problemas do cotidiano de uma empresa.

Pensando nisso, elaboramos este post a fim de explicar o que se pode esperar de uma consultoria desse tipo e o que ela traz em termos de resultado e atendimento. Afinal, quais serviços são realizados? Como o trabalho normalmente se desenvolve? Continue a leitura até o fim para saber mais a respeito!

O que faz uma consultoria de tecnologia?

Esse serviço geralmente é oferecido por empresas especializadas em:

  • diagnosticar e trazer soluções relacionadas à tecnologia para tratar os desafios e oportunidades dos clientes;
  • definir e implementar estratégias que viabilizem extrair o máximo de valor da tecnologia para o negócio;
  • proporcionar ao cliente o nível adequado de eficiência e segurança na operação e capacidade de entrega da sua área de tecnologia.

Em suma, uma consultoria usa de sua expertise em tecnologia para ajudar as empresas que a contratam a atingir os objetivos desejados — vender mais, captar um número maior de clientes, otimizar os processos internos, etc.

Como é a relação com o cliente?

Qual tipo de empresa procura mais pelo serviço de consultoria de tecnologia?

Em geral, esse serviço é procurado por empresas de médio e grande porte, principalmente, independentemente do segmento de indústria no qual atuam.

As grandes corporações são o público-alvo principal de empresas de consultoria de tecnologia, porque são as que têm maiores capacidades de recurso e investimento. Além disso, elas contam com os ambientes de operação mais complexos, onde a tecnologia é uma condição básica de sobrevivência e/ou busca de diferenciação competitiva.

Quais são as principais demandas dos clientes que buscam por esse serviço?

Os clientes costumeiramente contratam consultorias de tecnologia pelas seguintes causas:

  • tratar temas que exigem um nível de especialização — em um produto ou serviço específico, por exemplo;
  • tramar ações para ganho de eficiência operacional;
  • levar inovações ou novidades baseadas em tecnologia para melhorar o negócio;
  • promover estratégias visando à redução de custos;
  • gerar ganho de escala para o time interno;
  • desenvolver novas soluções tecnológicas ou manter e evoluir as soluções já existentes.

Como é o primeiro contato do cliente com a consultoria?

Caso você ou sua empresa opte por contratar uma consultoria desse tipo, tipicamente o contato inicial é feito através de uma reunião de trabalho, na qual o cliente explica o contexto, o momento atual, as expectativas em relação à parceria e as principais necessidades de sua empresa ligadas à tecnologia.

A partir disso, as necessidades são mapeadas e poderão ser feitas novas reuniões de trabalho e/ou workshops, a fim de obter uma melhor compreensão do ambiente de negócio e especificidades. Dessa forma, dores e desafios serão identificados e assim é formulada a propostas de prestação de serviços ou de oferta de soluções.

Isso quer dizer que, antes de assinar um contrato em definitivo ou negociar uma solução pronta, você poderá mostrar as especificidades de sua empresa e encontrar as saídas que melhor se ajustam às carências que ela tem.

Por qual período o serviço de consultoria acompanha o cliente?

Na teoria, tudo parece ótimo. Porém, por quanto tempo, de fato, você poderá contar com esse serviço? É importante dizer que esse período varia muito e está atrelado à natureza de contratação.

Quando se trata do desenvolvimento de uma solução, de um diagnóstico ou da formulação de uma estratégia com escopo e custo fechado, o serviço é encerrado assim que a entrega é realizada.

Se é um outsourcing (fábrica de software, operação de serviços de infraestrutura, etc.), uma alocação de profissionais com competências específicas para compor o time da empresa ou a prestação de um serviço ou suporte contínuo, o período de contratação é longo e até pode durar muitos anos.

Vale ressaltar que essa duração se mantém enquanto fizer sentido para o cliente, levando em consideração a perspectiva financeira, a eficiência, a qualidade e o modelo de negócio.

Qual é a rapidez das entregas?

Isso depende bastante da empresa contratada e do projeto que se pretende colocar em prática. Uma consultoria ágil, que preza por esse valor em sua cultura, adota práticas ágeis em seus serviços.

Essa entrega mais rápida é possibilitada a partir dos primeiros ciclos de entrega. É ideal que sejam ciclos curtos de trabalho. Assim, é possível afirmar que os resultados passam a ser entregues rapidamente, o que possibilita a identificação de eventuais oportunidades de melhoria ou desvio de rota e correção, sempre com esse propósito de trazer os melhores resultados.

Como fazer o alinhamento em busca de melhores resultados?

Talvez seja este o grande desafio. Se você deseja contratar, tenha em mente quais são as principais razões para fazê-lo e escolha uma consultoria com forte expertise técnica.

No momento da escolha, considere a cultura da empresa, porque também é interessante quando há uma concordância nesse sentido. Não se esqueça de conferir o portfólio de serviços prestados, a abordagem de trabalho utilizada e o modelo comercial empregado.

Feito isso, analise como a empresa a ser contratada diagnostica as necessidades de seu negócio e quais alternativas ela oferece. É fundamental criar essa proximidade desde a contratação, porque isso facilitará o alinhamento entre vocês.

Em qual momento vale a pena contar com uma consultoria de tecnologia?

Muito se questiona sobre qual momento de maturidade passa a valer a pena contar com um serviço de consultoria. Pois saiba que consultorias tem muito a contribuir com empresas que estão há bastante tempo no mercado e também com aquelas que acabaram de sair do papel.

Boas consultorias contam com mecanismos específicos de diagnóstico, que permitem entender em qual estágio sua empresa se encontra e o que seria interessante para ela de acordo com o momento. Negócios com pouca maturidade, aliás, estão mais próximos de conseguir resultados imediatos.

Tudo isso depende, é claro, das suas demandas e de como você pretende resolvê-las. Uma consultoria de tecnologia pode ajudar a identificá-las e mostrar as melhores opções para sanar seus problemas. Lembre-se de alinhar suas expectativas aos serviços oferecidos.

Se você gostou do texto e precisa de auxílio para escolher uma boa consultoria, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar! Não deixe de acompanhar nosso blog para mais publicações como esta.