Cloud computing: os resultados são melhores com a migração?
Você já ouviu falar em indústria 4.0? Entenda esse conceito!
Você já ouviu falar em indústria 4.0? Entenda esse conceito!
janeiro 15, 2019
Tendências de mercado para o futuro: o que vai mudar no consumo?
Tendências de mercado para o futuro: o que vai mudar no consumo?
janeiro 22, 2019

Cloud computing: os resultados são melhores com a migração para a nuvem?

Cloud computing: os resultados são melhores com a migração para a nuvem?

cloud computing

A tecnologia é apontada como fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Assim, está cada vez mais frequente a busca de inovações que tornem mais eficientes a infraestrutura de TI, sendo necessário a definição de metas e objetivos para que as diversas áreas se unam em torno de metas em comum.
Consequentemente, as empresas passam a investir em inovações tecnológicas fundamentais para o aumento da capacidade competitiva nos diversos cenários de atuação organizacional.
Nesse contexto, investir na tecnologia de cloud computing é uma das formas eficientes de preservar o funcionamento dos serviços de modo ágil, flexível e com alto desempenho.
Migrar as aplicações para a nuvem pode ser muito atraente por causa dos benefícios proporcionados, embora ainda seja muito questionado acerca dos riscos de segurança.
Por isso, este artigo tem como finalidade informar a respeito da migração para cloud computing. Acompanhe conosco!

Em que consiste a cloud computing?

A cloud computing — também conhecida como computação em nuvem — pode ser definida como a realização de sistemas e serviços de TI em servidores compartilhados e conectados por meio da internet. Utilizam-se armazenamento do banco de dados, aplicações e outros recursos por uma plataforma de serviço de nuvem no qual os servidores são compartilhados e conectados via web.
Pela conexão de rede, cada usuário tem acesso a um grupo de recursos antecipadamente estabelecidos que propicie maior desempenho e segurança para todos os que estão interligados à plataforma de cloud.
Essa plataforma de serviços é proprietária e responsável pela manutenção do hardware interligado à rede e possui diversos recursos que podem ser usados em um servidor de cloud computing, contendo diferentes vantagens.

Quais são as vantagens desse recurso?

Como mencionado, a cloud computing oferece diferentes vantagens para simplificar a vida do gestor e ainda favorecer aumento da competitividade da instituição.
Essa ferramenta pode proporcionar vários benefícios, visto que há maior capacidade de integração do ERPs, maior controle das soluções de cloud storage e melhoria na consistência da performance dos sistemas de virtualização, proporcionando a execução de softwares legados com segurança e desempenho.
Ainda podem ser encontradas vantagens, como:

  • maior controle de custos;
  • maior centralização nos projetos e processos críticos;
  • maior flexibilidade;
  • melhor acesso às informações internas;
  • maior escalabilidade;
  • segurança.

Quais são os tipos de cloud computing?

A computação em nuvem pode ser executada por três tipos de infraestrutura: nuvem híbrida, privada ou pública, de modo que a computação em nuvem pública é um dos principais modelos de execução do serviço cloud computing.
Também oferece três principais tipos de serviço, que podem ser integrados em ambientes com diversas finalidades e são diferenciados por sua plataforma e tipo de solução assegurada ao usuário. São eles:

IaaS — infraestrutura como serviço

A infraestrutura como serviço é usado para dar acesso — virtual ou no hardware — a recursos de rede, computadores e armazenamento de dados. Com esse serviço, a empresa pode acessar a infraestrutura computacional básica.
É comumente utilizado por sua alta flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI. Ainda pode ser usado para configuração do ambiente de trabalho personalizado de modo a realizar soluções internas ou criar ferramentas.

PaaS — plataforma como serviço

Pela plataforma como serviço é possível concentrar-se na implantação e gerenciamento de suas implicações, sendo ambiente de trabalho com funções básicas previamente configuradas. Com esse serviço não há necessidade do foco na manutenção de funções avançadas. O PaaS é parecido com o IaaS, no entanto não acessa algumas funções avançadas.

SaaS — software como serviço

No caso do software como serviço, é oferecido um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Atualmente, é um dos principais modelos de cloud computing. Por ele, é possível obter solução personalizada, por exemplo, o webmail.
Muito conhecido por conter um simples gerenciamento e ser de fácil acesso, o prestador de serviços também é responsável pelos processos. A atualização de software é automática, e o backup de dados é executado em segundo plano, normalmente em tempo real.

Como migrar para a cloud computing?

Com a redução dos gastos e a facilidade de acesso dos colaboradores, migrar para a cloud computing tornou-se uma opção vantajosa para os empreendedores. Essa migração também oferece instalações simples, gerenciamento centralizado, economia de espaço físico. Com a conexão ao serviço on-line existe a possibilidade de uso de ferramentas virtuais para salvar documentos e projetos.
Por existirem algumas dúvidas acerca da migração para cloud computing, confira algumas dicas importantes que devem ser consideradas para migrar com segurança:

Estabelecer um planejamento

Primeiramente, a segurança dessa migração depende do estabelecimento de um bom planejamento, que deve envolver pesquisa a respeito dos tipos e modelo de serviço a serem utilizados. Além disso, todo projeto deve ser mapeado por um profissional que entenda tanto de cloud computing quando de empreendimento.
Outra consideração a ser feita é a respeito do motivo pelo qual a empresa necessita de cloud computing, o que ajuda na integração de TI com os executivos da instituição na busca de soluções alinhadas com o objetivo do negócio.

Otimizar o centro de dados existente

No decorrer do tempo, a empresa acumula uma estrutura pesada e sem agilidade. Os principais objetivos de otimizar o centro de dados existente visando migar para cloud computing são aperfeiçoar e crescer.

Adotar novas soluções para substituir todo o legado

Outra dica importante é criar ou adotar novas soluções, visto que é arriscado manter o sistema. Ainda sairá com custo maior do que migrar para novos sistemas.

Explorar o progresso do projeto de migração

Uma dica fundamental é planejar, desenhar e testar detalhadamente o projeto. Atualmente, existem vários recursos, organizações e profissionais que auxiliam na migração para cloud computing, diminuindo os riscos.

Quais são as práticas para o uso da migração?

Sem dúvida, proteger as informações da empresa é uma das maiores preocupações dos gestores, visto que sem elas não há possibilidade de realizar atividades cotidianas, continuar as operações e criar estratégias para que o empreendimento se torne vantajoso competitivamente no mercado.
Desse modo, garantir a proteção é fundamental, e isso só é possível com a adoção de práticas de segurança por meio do fornecedor de cloud computing. A seguir, explicamos as boas práticas de segurança que devem ser adotadas.

Avaliar as atividades de TI

Outro ponto importante é avaliar os aplicativos que serão benéficos e se as atividades poderão ser feitas de forma eficiente. O gestor de TI deve analisar os provedores de nuvem disponíveis e os aplicativos, observando qual deles melhor se adapta às necessidades.

Conhecer os tipos de serviços em nuvem

É importante que o gestor de TI conheça os diferentes tipos de nuvem, visto que existe uma variedade delas com as quais ele terá que lidar. Para o sucesso da migração, é preciso conhecer e saber qual delas é boa antes de mover as informações.

Maximizar a segurança

Para obter sucesso e manter o cliente satisfeito com a transformação e o aumento dos processos operacionais, a nuvem privada deve oferecer aos utilizadores a praticidade da nuvem pública. Com isso, os gestores de TI manterão o uso de cloud com VPNs e firewalls.
Sendo assim, é possível concluir que, com cloud computing, o acesso seguro aos dados, a flexibilidade e a redução de custos a curto prazo são os determinantes para a realização da migração, além da possibilidade de crescimento e tendências do mercado. Desse modo, é plausível contar com profissionais que façam a migração para cloud computing de modo eficiente e seguro.
Agora, que já conhece melhor sobre a migração para cloud computing, siga as nossas paginas nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Linkedin!