Ambiente de trabalho: como tornar colaborativo e aberto a inovação
empresas no linkedin
As 8 melhores páginas de empresas no LinkedIn no Brasil e no mundo
agosto 23, 2018
internet das coisas
A força da internet das coisas nos negócios e na sociedade
agosto 30, 2018

Como tornar o ambiente de trabalho colaborativo e aberto à inovação?

ambiente de trabalho

ambiente de trabalho

Inovação e colaboração são palavras em alta no mercado atual. Afinal, com mudanças sociais e tecnológicas tão rápidas, levar soluções novas e originais para os clientes e investir em um ambiente organizacional no qual as pessoas se ajudam tornou-se uma necessidade das empresas atuais. O seu negócio não pode ficar de fora disso!

Colocar esses dois elementos no DNA da empresa é, portanto, uma forma de criar um diferencial para o negócio para que ele se mantenha competitivo no mercado. Dessa forma, você fortifica a sua marca e potencializa as suas chances de crescimento e sucesso.

Você sabe como fazer isso e entende quais são as ações necessárias para criar um ambiente de trabalho colaborativo e aberto à inovação? Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e descubra dicas para que o seu negócio se torne mais inovador e colaborativo!

Aumente a participação dos colaboradores na tomada de decisão

Para tornar o ambiente mais colaborativo e aberto à inovação, é essencial que os colaboradores da empresa passem a fazer parte das decisões estratégicas do negócio. Afinal, quando você foca a tomada de decisão apenas na gestão, é difícil fazer diferente com um número reduzido de ideias e soluções.

Sendo assim, invista em uma gestão mais transparente, na qual todos os colaboradores estejam cientes dos problemas que a empresa enfrenta e se sintam livres para dar ideias e sugestões sobre possíveis soluções para o negócio.

Com isso, todos podem se ajudar mutuamente na solução de problemas e, além disso, você pode se surpreender com as ideias que o time de funcionários da sua empresa pode oferecer.

Apenas tome cuidado com a forma de lidar com as novas ideias. Você não precisa — e nem deve — focar decisões apenas no consenso, uma vez que isso pode ser uma tarefa impossível para uma empresa um pouco maior. No entanto, toda ideia deve ser ouvida e o retorno sobre o destino da solução oferecida deve ser dado.

Isso significa que, mesmo quando você decide não acatar a sugestão de um colaborador, é importante explicar a decisão para ele, assim como os motivos que levaram a essa conclusão.

Crie um núcleo de inovação na empresa

Você pode criar um setor responsável por toda a inovação na empresa. Para isso, não é necessário contratar novos colaboradores — apesar de que essa também pode ser uma boa opção.

Você pode delegar essa tarefa a funcionários nos quais você identifica maior potencial inovador e criativo, unindo os seus colaboradores mais inovadores de diferentes áreas em um só lugar.

Esse núcleo pode ser responsável tanto pelo desenvolvimento de novas ideias e sugestões quanto pela criação de planos de ação destinados à promoção da inovação e colaboração dentro da empresa. Com isso, eles podem avaliar os resultados de cada ação implementada e investir na melhoria contínua da empresa como um todo.

Faça mudanças culturais no negócio

Para criar um ambiente efetivamente inovador e colaborativo no negócio, é essencial mudar a cultura da empresa como um todo. Afinal, quando o negócio tem uma cultura muito rígida, burocrática e presa a regras formais, fica mais difícil pensar fora da caixa e colaborar com outros setores.

Dessa forma, comece fazendo uma revisão na cultura da sua empresa. Caso ainda não tenha seus valores, missão e visão registrados, busque entendê-los com os seus colaboradores.

Com esses dados em mãos, identifique o que precisa mudar e crie planos de ação para efetivamente transformar a cultura da sua empresa. A partir disso, propague novos valores para todos os seus colaboradores e invista na criação de estratégias que fortaleçam a nova cultura dentro da organização.

Mude a estrutura física da empresa

Tornar o ambiente de trabalho colaborativo e aberto à inovação também significa mudar a estrutura física da empresa. Embora esse não seja o elemento central da estratégia, mudanças no ambiente físico da empresa podem gerar resultados muito além dos esperados, potencializando todas as suas ações.

Comece criando ambientes mais abertos e propícios à comunicação e interação entre as equipes. Para isso, você pode quebrar algumas paredes das salas da sua empresa — literalmente — e ampliar o espaço, de forma que todos consigam interagir com todos a qualquer momento.

Você também pode investir na criação de locais para descanso, relaxamento e interação entre os colaboradores da empresa. Dessa forma, você potencializa a comunicação entre eles e, além disso, melhora a qualidade de vida e o ambiente de trabalho como um todo. Assim, a colaboração e a inovação serão incentivadas.

Use a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser uma grande aliada na criação de um ambiente de trabalho colaborativo e aberto à inovação. Ela facilita a comunicação interna tanto dentro das equipes quanto entre elas.

A aplicação da tecnologia no mundo corporativo também proporciona o aumento da produtividade e organização da rotina de trabalho dos colaboradores. Ela ainda permite a automação de tarefas operacionais, o acompanhamento das atividades desenvolvidas e favorece a transparência da gestão.

Dessa forma, os colaboradores desenvolvem uma visão global do funcionamento da empresa, entendendo qual o papel de cada um deles e como podem colaborar entre si para a melhoria do negócio.

Outra vantagem da automação consiste no fato de que ela permite que os seus funcionários gastem menos tempo realizando tarefas operacionais e, com isso, tenham mais tempo e energia para investir na inovação de processos e produtos.

Investir em um ambiente de trabalho colaborativo e aberto à inovação é essencial para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado atual. Com essas dicas você está pronto para começar a criar soluções inovadoras para os seus clientes, inovar os processos internos e, com isso, criar um diferencial competitivo para o negócio.

Assim, você ganha vantagem perante os concorrentes e aumenta as suas chances de sucesso! E então, como você pretende implementar essas dicas na empresa?

Ficou com alguma dúvida ou tem algum relato de experiência para compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo! Estamos ansiosos para entender como este artigo ajudou você a tornar o ambiente de trabalho da sua empresa mais colaborativo e inovador!

Continue acompanhando o blog da Mooven para mais conteúdos como esse!